top of page
  • fashionalieblog

Treta Fashion: O romance angelical e a traição da moda.

Desde um longo romance sem toque, até a traição que gerou uma das maiores rixas da moda. Hoje vou te contar a treta entre Karl Langerfeld e Yves Saint Laurent, então pega uma taça de vinho porque essa treta é pesada e cheia de detalhes.


Yves Saint Laurent (na esquerda) e Karl Langerfeld (na direita)

Karl Langerfeld foi um designer alemão que começou sua carreira nos anos 50, trabalhou em marcas como Balmain, Fendi, Chloé, e tirou Chanel da quase falência em que se encontrava em 1983. Karl foi muito conhecido não somente por seus designs icônicos, mas também por seus posicionamentos problemáticos, ele concordava com tudo que a moda luta contra atualmente (pautas como gordofobia e assédio de modelos).

Apesar de Langerfeld prezar muito por sua privacidade, era de conhecimento geral o relacionamento que ele mantinha há 18 anos com Jacques de Bascher, o grande amor de sua vida. Porém, alguns detalhes peculiares desse relacionamento vieram a público anos após o falecimento de Jacques que aconteceu em 1989.

Um detalhe que chama muita atenção é que o relacionamento não tinha nenhum tipo de contato físico, ou seja, nunca houve sexo entre o casal: “Eu amava aquele garoto infinitamente, mas nunca tivemos nenhum contato físico, embora, claro, eu tenha me seduzido por seu charme” declarou Karl em entrevista que concedeu para o livro da jornalista francesa Marie Ottavi. Em outras palavras, o relacionamento deles era o que hoje chamamos de “relacionamento sugar”, porque o designer alemão deu a seu amado um apartamento, um carro e uma mesada assim que começaram a se relacionar.


Jacques de Bascher no anos 70

Sendo uma completa oposição a vida balanceada e na linha que Langerfeld levava, Jacques era fascinado pelos excessos que uma vida noturna na Paris de 1970 poderia oferecer, muito sexo, muita droga e muita bebida álcolica. Sendo conhecido como “anjo negro” sua marca era sua elegância, seu intelecto e poder de sedução, gostava de seduzir a todos (independente do gênero). Em 1977 foi o responsável por organizar uma festa que se tornou lendária em sua época, uma orgia para 1500 convidados com um dress code muito específico, todos deveriam estar vestidos para um funeral.

Em meio aos seus maus hábitos, De Bascher conheceu Yves Saint Laurent, um gênio cada vez mais entregue aos vícios e que na época mantinha um longo relacionamento com Pierre Bergé. Esse affair durou 3 anos, foi uma paixão completamente avassaladora para Yves, fazendo-o suplicar mais de uma vez a Jacques: “Podes fazer comigo o que quiseres”, quando entrou em uma espiral autodestrutiva de abuso de álcool e drogas, depressão profunda (que começou em 1960, após lutar pelo seu país na Guerra de Independência Argelina), delírios e acessos de raiva. Ambos relacionamentos ficaram abalados devido a esse caso, Jacques nunca teve a intenção de deixar Langerfeld, já Pierre não podia deixar Saint Laurent continuar assim, foi após sua intervenção que o affair acabou, mas a relação de Yves e Pierre nunca mais foi a mesma, resultando no fim do relacionamento.

“É claro que eu sabia que ele foi amante de Saint Laurent. Fomos amigos próximos por mais de 20 anos” declarou Langerfeld. Ele preferia fechar os olhos aos detalhes sórdidos e focar somente nas qualidades que faziam todos amarem De Bascher, e foi essa admiração que o fez ficar ao lado de seu amado até seu último suspiro, dormindo por 5 anos ao seu lado em uma cama de hospital. Mas isso não impediu que Karl tivesse uma certa aversão ao Yves, e dizem ser mútuo, visto que disputavam o amor de Jacques.


Uma verdadeira tragédia francesa, quase poética. Tem algo nessa história que a faz ficar fascinante, mas é, sem dúvidas, chocante. O que achou dessa treta fashion?

Comentarios


bottom of page