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Como as marcas te seduzem: Arquétipos de Marca

Grandes marcas usam diversas ferramentas para te atrair a elas e fazê-lo fiel ao seu ecossistema, a minha favorita é sem dúvida os Arquétipos de Marca. Sente-se confortavelmente e pega a taça de vinho Fashiony, porque hoje eu vou te contar o segredo das marcas te fazerem se sentir tão seduzida por elas.


Moodboard com a vibe de cada Arquétipo

Os arquétipos de marca são provenientes dos arquétipos desenvolvidos pelo psicólogo suíço Carl Jung, consistem em padrões universais de comportamento, símbolos e imagens que residem no inconsciente coletivo da humanidade. Eles são uma maneira de explicar a estrutura da psique humana e como ela se manifesta em nossas vidas. São 12 principais no total: Inocente, Cara Comum, Governante, Bobo da Corte, Explorador, Criador, Prestativo, Amante, Mago, Fora da Lei, Herói, Sábio.

Sabendo disso, nós nos sentimos atraídos pelas marcas que manifestam as características do nosso arquétipo dominante, essa é uma forma de humanizar a marca definindo sua personalidade e tom de voz através do arquétipo.


Detalhe de uma obra do artista Wiliam Bouguereau

Inocente: O arquétipo otimista que ajuda as pessoas a manterem ou a renovarem a fé. É Romântico, ingênuo e sonhador, sua meta é ser feliz e vivenciar o paraíso. Gera identificação em sua audiência. Marcas como McDonald’s e Coca Cola possuem esse arquétipo.


Cara comum: O arquétipo que procura pertencimento com isso ajuda as pessoas a se adequarem e a serem aceitos no grupo. É companheiro e busca conexão com os outros por querer pertencer a algo. Gera identificação em sua audiência. Marcas como GAP e Target possuem esse arquétipo.


Governante: Esse é o arquétipo mais clichê nas marcas pessoais e houve um tempo que até mesmo eu quis ir com essa maré por ser um dos três arquétipos fortes em mim. O arquétipo do controle e poder, busca conseguir ganhar e manter seu controle, exerce liderança usando a aparência a seu favor. Gera desejo em sua audiência. Marcas como Rolex e Mercedes-Benz possuem esse arquétipo.


Pinterest photo

Bobo da corte: O arquétipo descontraído que ajuda as pessoas a não levarem tudo tão a sério. Ele vive o momento com total alegria, busca divertir-se e alegrar o mundo. Gera identificação em sua audiência, afinal, nada aproxima mais do que memes. Marcas como Netflix, Burger King e Pepsi possuem esse arquétipo.


Explorador: Esse arquétipo ajuda as pessoas a conquistarem independência e autenticidade. Busca liberdade para descobrir quem é através da exploração do mundo, quer experimentar uma vida melhor e mais autêntica. Gera identificação quando fala sobre sua jornada até o objetivo, gera desejo quando demonstra sua liberdade e sua busca pelo novo. Marcas como Jeep, Starbucks e Amazon possuem esse arquétipo.


Criador: Esse é bem alto explicativo, é o arquétipo que ajuda as pessoas a criarem algo novo. Busca criar algo de valor e dar forma a sua visão. Possui criatividade e imaginação. Gera desejo em sua audiência. Marcas como Apple e YouTube possuem esse arquétipo.


Prestativo: O arquétipo abnegador que ajuda as pessoas a ajudarem aos outros e a si mesmos, bem good vibes. Busca ajudar os outros e protege-los do mal. Tem compaixão e é generoso. Gera identificação em sua audiência. Marcas como Johnson & Johnson e Omo possuem esse arquétipo.


Pinterest photo

Amante: O arquétipo da Fashionalie (e consequentemente o meu também), ajuda as pessoas a ter intimidade e a serem amadas. Busca conseguir intimidade e a ter prazer. Mexe com todos os sentidos afim de seduzir o objeto de sua afeição. Gera desejo em sua audiência. Marcas como Chanel, Victoria’s Secret e Chandon possuem esse arquétipo.


Mago: O arquétipo místico, ajuda as pessoas a vivenciar sua transformação. Busca conhecer as leis fundamentais que regem o funcionamento do mundo e do universo, e a tornar seus sonhos em realidade. Gera desejo em sua audiência. Marcas como Disney e Heineken possuem esse arquétipo.


Fora da Lei: O arquétipo revolucionário, ajuda as pessoas a quebrarem as regras e revolucionar o meio. Busca conseguir vingança ou revolução, destruir aquilo que não funciona e viver seu glorioso propósito. Gera identificação na sua audiência. Marcas como Harley-Davidson e Uber possuem esse arquétipo.


Herói: Ajuda as pessoas a agirem corajosamente. Busca provar seu próprio valor por meio de ações difíceis, quer melhorar o mundo. Gera desejo em sua audiência. Marcas como Nike e BMW possuem esse arquétipo.


Sábio: Ajuda as pessoas a compreenderem o mundo em que vivem. Busca descobrir a verdade, quer usar a inteligência e a análise para compreender o mundo. Gera desejo em sua audiência. Marcas como Google e Audi possuem esse arquétipo.


Esse é um resumo para te apresentar a essa ferramenta que pode te ajudar muito em 2024, mas o assunto é muito mais extenso do que isso e completamente fascinante, facilmente uma das melhores coisas que aprendi no branding.

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