top of page
  • fashionalieblog

A super bem sucedida e trágica história da Versace

A Versace carrega uma história de muito sucesso desde sua fundação, mas também um grande momento trágico que mudou o curso das coisas. O pai das top models e amante da sensualidade estravagante. Pega o vinho fashiony, porque a história de hoje é cheia de detalhes.


Poster da marca, antes de se tornar Versace

Nascido em 2 de Dezembro de 1946, no sul da Itália, Gianni teve contato com a moda desde cedo vendo sua mãe trabalhar como costureira e dirigindo sua própria butique. Apesar disso, se deixou levar por sua fascinação por ruínas gregas que dominavam a paisagem de sua cidade, decidiu estudar arquitetura, se formou na área, mas não seguiu carreira.


Gianni Versace, fundador da marca

Aos 22 anos, desenhou sua primeira coleção de roupas a pedido de um costureiro local, a repercussão foi tão positiva que faz seu nome chegar a Milão, em 1972 ele se mudou para lá para seguir carreira na moda. Começou como freelancer para os ateliês e em 1974, lançou a sua primeira linha sob o nome de Complice.

Assim, Gianni abriu a sua primeira loja em 1978, em Milão. Seus irmãos, Santo e Donatella, foram trabalhar com ele.


Michael Jackson HIStory tour, 1996, figurino assinado por Gianni Versace

Gianni Versace assinou figurinos como do Michael Jackson na turnê mundial HIStory, em 1996. Paul McCartney , no clipe Say Say Say. E todo o figurino do filme O Poderoso Chefão III. Nas passarelas, começou com o fenômeno das top models, com nomes como Naomi Campbell, Cindy Crawford e Claudia Schiffer. Devido aos seus salários exorbitantes começaram a ser chamadas de super models. Enquanto as marcas contratavam apenas uma delas, Versace bancava todas juntas, ao mesmo tempo em um mesmo desfile.

Gianni dizia que enquanto Giorgio Armani vestia as esposas, ele vestia as amantes. Devido ao seu sucesso na classe social emergente e pouca aderência na alta sociedade.

Tá, e a Medusa?


Logo da Versace

Segundo o historiador Richard Martin, a escolha da Medusa não teve tanta relação com a inspiração renascentista, mas sim com um estilo de vestir e viver.

De acordo com amigos próximos de Gianni, a ideia da Medusa surgiu quando o designer visitou um palácio do século XVIII em Milão, que ele acabou comprando em 1981. Gianni percebeu haver uma Medusa no trinco da porta de entrada e teve a ideia de usar a personagem como a representação de sua grife.

A mitologia grega fala sobre o magnetismo da Medusa, por ser tão forte e quase inevitável, transformaria todo aquele que olhasse diretamente para ela em pedra. E esse era justamente esse magnetismo que Gianni desejava para a Versace.

Mas agora me diz você, o que acha da Versace?

Comments


bottom of page